ORADORES

TECNET 2 DE JUNHO

10:00h | 2 DE JUNHO
SESSÃO DE ABERTURA TECNET 2017

Prof. Novais Barbosa
Presidente da PortusPark

11:30h | 2 DE JUNHO
A CRIATIVIDADE E A TECNOLOGIA COMO FACTOR DE COMPETITIVIDADE

Tony D’Onofrio
Vice-President Tyco Retail Solutions

Global serial transformational entrepreneur. Passionate about leadership, technology, and retail. Successful senior executive career in multi-billion dollars companies with endless curiosity on growth opportunities. Passion for leading and driving digital business transformation to meet the connected consumer. Builder of strong teams. A motivational global speaker.

  • SIX years consecutive source tagging growth, a multi-hundred million dollars recurring revenue model.
  • Top 5 global strategic accounts targeted growing 10%.
  • Partnering for mutual growth with world’s largest retailers.
  • Reinventing a retail industry sector thru new “as a service” models.
  • New commercially driven innovations to the marketing function.
  • Top 20 retail industry influencer.
  • Top 25 retail industry website.
  • Over 50,000 followers on Linked-In.
  • Serial social media innovator.

11:30h | 2 DE JUNHO
A CRIATIVIDADE E A TECNOLOGIA COMO FACTOR DE COMPETITIVIDADE

Paulo Sá
Strategy & BD Leader
Global Business Development / M&A at General Eectric

Paulo is an investment and strategy leader with more than 15 years of experience investing, building and growing technology and energy businesses. He is passionate about disruptive technologies, innovative business models and new ventures.

Paulo currently leads the global inorganic strategy for GE Oil & Gas, a $15B division of GE. He is also responsible for leading and executing software and robotics investments and acquisitions. Prior to GE he was a strategy consultant with Bain & Company and Accenture Strategy.

Paulo holds an MBA from ESADE Business School and an Engineering degree from University of Coimbra.

Paulo lives in London with his wife and son.

General Electric

GE is a 125 years global digital industrial company. GE products and services range from aircraft engines, power generation, and oil and gas production equipment to medical imaging, financing, industrial products, and software.

16:15h | 2 DE JUNHO
INDÚSTRIA AGROALIMENTAR

Amândio Santos
Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods

  • Formação em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade de Aveiro.
  • Iniciou a sua vida profissional com 17 anos no setor de Reparação Automóvel (1987-1990)
  • Responsável de Operações na empresa Decoração de Interiores (Aveiro, 1991-199)
  • Director Comercial da Empresa Industrial Ramo das Madeiras (Pombal, 1995-1997)
  • Director Geral da Indústria de Transformação de Ovos – Derovo (Pombal, 1997-2007)
  • Administrador Executivo Derovo SGPS (Pombal 2007-2014)
  • Consejero Delegado da empresa Transformação de Ovos Ovofoods, SL (Asturias – Espanha, 2009-2014)
  • Gerente da empresa de sobremesas Docereina LDA (Pombal 2010-2015)
  • Presidente do Conselho de Administração da Portugalfoods desde 2012
  • Director da Associação dos Industriais no Conselho de Pombal
  • Membro dos Órgãos Fundadores de uma IPSS

16:15h | 2 DE JUNHO
INDÚSTRIA DO TURISMO

António Silva
Nonius’ Co-founder and Chief Executive Officer

Antonio Silva is Nonius’ Co-founder and Chief Executive Officer. Antonio is an innovative thinker, energetic leader, known for the ability to focus on customer needs.

He is responsible for management, strategic planning, corporate financing, merge and acquisitions, business development and sales leadership. He possesses vast professional experience in the telecom industry with focus on Internet technology.

Antonio has a bachelor in Electronics from the Polytechnic Engineering Institute of Porto, where he excelled as a student.

ORADORES

TECNET 3 DE JUNHO

11:00h | 3 DE JUNHO
SMARTCITIES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Vladimiro Cardoso Feliz
CIO and Head of Smart Cities

Vladimiro Cardoso Feliz, nasceu no Porto em 1973 é licenciado em Engenharia Mecânica, opção de Gestão da Produção, pela Universidade do Porto.

Iniciou a atividade profissional no Instituto Eletrotécnico Português na área de pré-venda e foi engenheiro de programa na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.
Foi Presidente Executivo da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e foi Administrador Delegado da Fundação Porto Social.

Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital, de Presidente da Direção da Associação de Turismo do Porto e de Presidente do Conselho de Administração da PortoLazer, EM.
Foi até Outubro de 2013 Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, onde exerceu funções desde 2006 como Diretor Municipal de Sistemas de Informação; Vereador da Educação, Juventude e Inovação; Vereador do Ambiente e Serviços Urbanos; tutelou o Gabinete de Estudos e Planeamento e foi Vereador do Turismo, Inovação e Lazer, ao longo de dois mandatos autárquicos.

Atualmente desempenha as funções de Diretor de Sistemas de Informação e de responsável da Área de Smart Cities no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento. É ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADDICT, Presidente da Secção de Smart Cities da APDC e membro do Conselho Editorial da i9Magazine.

14:00h | 3 DE JUNHO
RESPONSABILIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Maria Luísa Ferreira
Head of Social Economic Advisor
European Investment Bank Institute

Luísa Ferreira integrou os quadros do Banco Europeu de Investimento em 1999. Atualmente, desempenha as funções de assessora económica no Instituto BEI, responsável pelas atividades sociais.

Começou a trabalhar no Instituto desde os seus primórdios, em 2012, e foi responsável pelo desenvolvimento e gestão dos Programas para o Conhecimento e Sociais.

Entre 1999 e 2012, desempenhou inicialmente as funções de economista sénior para a educação, assumindo depois o cargo de assessora económica na Direção de Projetos do Banco, onde foi responsável pela avaliação económica de projetos e de trabalhos de investigação nas áreas da educação (com ênfase especial nos aspetos ligados ao financiamento do ensino superior) e social. Foi também Responsável pelo Programa de Ação em favor da Investigação Universitária do BEI.

Entre 2003 e 2004, desempenhou as funções de analista sénior para a área da educação na Direção de Educação da OCDE, onde foi responsável por um projeto centrado no papel da política de educação e formação na promoção da equidade e da coesão social.

Antes de integrar os quadros do Banco Europeu de Investimento, trabalhou como economista sénior para a área de recursos humanos no Banco Mundial (1992-1999), dedicando-se primordialmente a projetos e trabalhos de investigação nas áreas da educação e da proteção social na África Oriental e na América Latina. Também foi docente universitária em Portugal, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Nova de Lisboa, e ocupou cargos de investigação nos Estados Unidos.

Licenciou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa (Portugal), concluiu a parte curricular do mestrado na Universidade Nova de Lisboa e possui um mestrado e um doutoramento pela Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos).

14:00h | 3 DE JUNHO
RESPONSABILIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Álvaro Gouveia
Administrador das Empresas do Grupo CEI

FUNÇÕES ATUAIS:

  • Administrador de empresas do grupo CEI.
  • Fundador e Presidente da Direção do Clube de Empresários São João da Madeira.
  • Membro Conselho Geral do Agrupamentos de Escolas Serafim Leite.
  • Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sanjotec.
  • Membro do Conselho Geral e de Supervisão da Empresa Municipal Águas de São João, S.A.
  • Membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.
  • Fundador e Vice-Presidente do Conselho Empresarial do Porto.

PERCURSO SÓCIO-PROFISSIONAL:
Nos últimos 21 anos, é administrador das empresas do grupo Cei, que têm como objetivo o fabrico de bens de equipamentos industriais avançados, maioritariamente exportados para mais de 50 países.

Em 2015, foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.
Em 2017, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro de São João da Madeira.

PERCURSO PESSOAL, ASSOCIATIVO E SOCIAL:
Em 1982 e 1992, licenciou-se em dois ramos da engenharia: Engenharia de Máquinas Marítimas, pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e em Engenharia Mecânica, pelo ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).
Em 2007, formou-se no Curso de Especialização em Dirigismo Associativo, pela Escola Superior Aveiro Norte da Universidade de Aveiro.

Nos últimos 14 anos lidera o Projeto “Envolve”, iniciativa inovadora e ambiciosa de responsabilidade social e produtividade empresarial integrada com a comunidade envolvente.

Dinamizador e ator do grupo de teatro empresarial da CEI, que já participou por dois anos consecutivos no Festival de Teatro de São João da Madeira.
Formador/Voluntário regular de programas de empreendedorismo do programa “Júnior Achievement” em escolas secundárias de São João Madeira.

14:00h | 3 DE JUNHO
RESPONSABILIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Filipe Marques

Filipe Marques é um fanático pelo LEAN. A sua empresa está na linha da frente na implementação da metodologia 2 Second Lean e é um exemplo de sucesso na criação de uma cultura de melhoria contínua focada no crescimento das pessoas.

16:30h | 3 DE JUNHO
TESTEMUNHO EMPREENDEDOR

Manuel Ramos
Presidente da NELO

A Nelo é a empresa líder nos kayaks e canoas de alta performance e o maior inovador na canoagem, desde o desenhos dos barcos, passando pelos serviços e tecnoogia. Este know-how foi send vertido em novas áreas e a Nelo tem agora uma forte presença em tudo o que são desportos a remos, do Remo ao Stand Up, enquanto continua a desenvolver e produzir cascos para outros desportos.

A Nelo exporta 99% da sua produção para mais de 100 países, equipando 80% das equipas que participam nas principais provas internacionais. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, barcos Nelo arrecadaram 27 medalhas em 36 possíveis.